sábado, 18 de julho de 2015

Família o que é


A família é a unidade básica da sociedade, formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos.
Parentes Grau Percentagem de sobreposição genétice
Pais/Filhos Primeiro 50%
Irmãos Primeiro 50%
Gêmeos Idênticos Primeiro 100%
Meio-Irmãos Segundo 25%
Avós/Netos Segundo 25%
Tios/Sobrinhos Segundo 25%
Primos Segundo 25%
Meio-Tios/Meio-Sobrinhos Terceiro 12,5%
Bisavós/Bisnetos Terceiro 12,5%
Trisavós/Trisnetos Quarto 6,2%
Primos (2º Grau) Quinto 3,1%

 A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É formado por pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
Família substituta é aquela nascida dos institutos jurídicos da guarda, tutela e adoção. É uma situação excepcional, podendo ser a adoção, que é definitiva ou guarda e tutela que são transitórias.1
No interior da família, os indivíduos podem constituir subsistemas, formados pela geração, sexo, interesse e função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros. A família como unidade social, enfrenta uma série de tarefas de desenvolvimento, diferindo a nível dos parâmetros culturais, mas possuindo as mesmas raízes universais (MINUCHIN,1990).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário