domingo, 19 de julho de 2015

A origem da família Holanda no Brasil



Os Holandas provêm do holandês Arnau Florentz, ou Arnau de Holanda, nobre que teve completa adaptação ao Brasil. Era filho de Margaretha Florentz e Hendrick Van Holland, Barão de Rhijnsburg. Consta que Margaretha(*) seja irmã de Adriano Florentz, Papa Adriano VI, o último Pontífice não-italiano até à eleição de João Paulo II. Arnau, natural de Utrecht, Holanda, possuía o título de Barão de Theorobonet. Atendeu ao convite de Duarte Coelho em 1535, trazendo para o Brasil a sua vontade de concorrer para a fundação de uma nova nacionalidade e de transplantar para os trópicos os progressos dos conhecimentos do seu tempo.
     Casou-se em Pernambuco com D. Brites Mendes de Vasconcelos, tendo criado uma família que desde os primeiros tempos coloniais mostrou grande interesse em engrandecer a nova pátria, colaborando com os demais que tinham os mesmos interesses e atendendo a todos os reclamos que esta magna empresa exigia dos que a ela se afeiçoavam. Brites, quando jovem, orfã, ainda em Portugal, contava com valioso apoio familia Real. Conforme Antonio José Victoriano BORGES DA FONSECA em seu livro Nobiliarchia Pernambucana, de 1748, numa referência a Brites Mendes de Vasconcelos, diz que a Rainha D. Catarina, mulher de El-Rei D. João III, “a entregara a D. Brites de Albuquerque quando passou à Pernambuco em companhia de seu marido o Donatário Duarte Coelho, recomendando-lhe a sua acomodação, ao que generosamente satisfizera D. Brites de Albuquerque, casando-a com Arnau de Holanda e dando-lhe em dote muitas terras, nas quais fundou Brites Mendes muitos engenhos, que possuem hoje seus descendentes.”
     Do matrimônio de Arnau de Holanda com Brites Mendes de Vasconcelos nasceram: Christóvão, Augustinho, Isabel, Ignez, Anna, Maria e Adrianna. O Ceará recebeu muitos membros ativos deste clã, representados pelos bisnetos e trinetos de Arnau, que chegaram às praias de Aracati e Cascavel no decênio inicial do século XVIII. À exemplo de outros parentes e contraparentes, vinham com a idéia de instalar no Ceará engenhos de açúcar, o que não foi possível; mas dirigindo as suas potencialidades para os outros ramos da indústria pastoril e agrícola, firmaram-se nas zonas sertanejas de Quixadá e Quixeramobim, no criatório de gado vacum, e pouco mais tarde na serra de Baturité, introduzindo ali as excelências da cultura elitizante do café. Participaram menos que os antecedentes nas lutas políticas, preferindo a atividade do campo para demonstrar esta adesão ao progresso do Ceará.



(*) - Nota enviada pelo Dr. Heriberto Carvalho Galvão, Juiz de Direito na cidade do Recife, também descendente de Arnau de Holanda por parte da família Linhares, de Sobral, Ceará, observa que o Pastor holandês Dr. Frans Leonard Schalkwijk , em extenso trabalho enviado ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), com pesquisas junto a “Gemeente Archief Utrecht” (GAU), “Rijks Archief Utrecht” (RAU) e outras fontes, concluiu que há possibilidade de Margaretha Florensz (Margarida Florência) ter sido, na realidade, filha de um dos dois únicos irmãos do Papa Adriano VI - Claes ou Jan Dedel Boeyens. Margaretha teria se casado com Hendrick van Rhijnsburg (Henrique de Holanda na grafia holandesa) e teria um filho de nome Arnold Hendricksz (Arnau de Holanda), ou Arnoldo, filho de Henrique. Ainda, segundo esses estudos, Henrique de Holanda teria sido provavelmente um Bailio (magistrado provincial encarregado de defender os bens e direitos dos nobres) de Rhijnsburg e não Barão, como mostra Borges da Fonseca. Sendo assim, Arnau teria sido sobrinho-neto do Papa Adriano VI e não sobrinho deste, conforme aponta a maioria dos genealogistas.
     Diz ainda o Dr. Heriberto que parte das pesquisas do Dr. Frans Leonard Schalkwijk foram localizadas nos “Transportenbokjes”, contendo dados sobre transferências, etc., e no “Klapper op de burgers van de stad Utrecht”, contendo referências e nomes dos cidadãos daquela cidade entre l306-l579. “Os documentos consultados encontram-se em ótimo estado de conservação ou restauração” - relatou o próprio Dr. Schalkwijk. Tal pesquisa foi requerida pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. Disse ainda ter aquele estudioso holandês consultado o “Testamentenklapper” (relação de documentos notariais da época) e o “Centraal Bureau voor Genealogie” (CBG), em Haia, bem como em livros sobre a nobreza na Holanda, documentação sobre a família Dedel, sobre o Papa Adriano VI, etc. Acrescenta, ainda, que os DEDEL eram considerados “nobres”, como o próprio nome indica (d´Edel – o nobre), enquanto os BOEYENS-FLORENSZ eram burgueses, cidadãos conhecidos de Utrecht. Os BOEYENS haviam prosperado, enquanto os DEDEL haviam empobrecido.

104 comentários:

  1. Há alguma árvore genealógica dos Holanda quando chegaram no Ceará (Aracati) no século XVIII?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que a mãe do meu avô era isabel holanda e parece que ela foi expulsa de casa e não pode mais usar o nome holanda.No caso ela era filha do arnau e da Brites,apartir daí ninguém usou mais o Holanda.

      Excluir
  2. Há alguma árvore genealógica dos Holanda quando chegaram no Ceará (Aracati) no século XVIII?

    ResponderExcluir
  3. Minha avó paterna Dulce de Holanda Cavalcanti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. És filho/filha de Léo ou de Fred? Teu pai e eu temos os mesmos bisavós... rsrsrs

      Excluir
    2. os Holandas do aracati sao provenientes dos holandas de RN e dos primeiros holandas que vinheram do pernambuco

      Excluir
    3. A minha Avó materna também era Holanda Cavalcante

      Excluir
  4. eu sou parente desse cara ai KKKK brinks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante descobrir algum parentesco, apesar do sobrenome Holanda ter muitos por ai o grau parentesco e bem distante.

      Excluir
    2. meu nome é marcos e tenho sobre nome holanda

      Excluir
    3. Temos muitos Holanda espalhados pelo Brasil, porque eles colonizaram muitos estados,Ceará, Pernambuco,Paraiba e entre outros também tenho sobrenome Holanda e gostaria muitoooo de descobrir algo mais sobre a família.

      Excluir
    4. A minha família Holanda é da Paraiba

      Excluir
    5. a minha familia holanda e de goias mas lendo aqui aprendi que vieram do ceara mesmo e provavelmente nao de goias

      Excluir
  5. Sou holañda de Quixadá, minha bisavó se chamava Sophia de Holanda, alguém se identifica?

    ResponderExcluir
  6. Meu avô era Zilcar Holanda de Quixadá

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Essa família é cristã-nova, vocês tem direito a cidadania portuguesa.

    ResponderExcluir
  8. Meu Bisavo era Simeão de Holanda Cavalcante do Piauí, alguém tem alguma ramificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Anderson Neres de Holanda e tenho avós paternos no Piauí, aliás a maioria dos parentes são de lá

      Excluir
    2. Meu tataravô era Manoel de Holanda Cavalcante.
      Meu bizavô era Manoel Holanda filho .

      Excluir
    3. Olá amigo será que estamos na mesma busca pois na minha arvore tem Manoel.de Hollanda Cavalcante

      Excluir
  9. Meu nome é Antenor Holanda, queria saber se o sobrenome Holanda é de uma família única, herdei esse sobrenome do meu pai que foi herdado de minha avó que nasceu no Piauí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome também é Holanda herdado da minha mãe, filha de Severino de Holanda da Paraiba

      Excluir
  10. Eita gnt q bagunça,kkkkk o meu Holanda foi herdado por parentes do amazonas/peru

    ResponderExcluir
  11. Alguém que tenha algum parentesco com os Holanda de Quixadá ou pedra branca. Favor entre em contato comigo (65) 996364567

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho Hemillianny Maria Holanda Lima, sobrinha da tia Aurinha Holanda Cavalcante

      Excluir
    2. sou Beatriz Holanda e meu avô é de pedra branca, se chama José Holanda

      Excluir
  12. minha bisavo era felismina de holanda, algm sabe quem sao seus pais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei. Me chama se puder. maurocavalcante@yahoo.com.br

      Excluir
  13. Eu também sou Holanda,só sei que no tempo de mauricio de nassau ,uma viuva chegou no ceara com 3 filhos ....

    ResponderExcluir
  14. Sou Andrew Holanda, minha família por o meu bisavô veio do Nordeste na época da Borracha e e hoje a muitos holandas tanto no AC quanto AM

    ResponderExcluir
  15. Sou Holanda proveniente de Alto Santo - Ceará

    ResponderExcluir
  16. Tenho parentesco com os Holande de Pedra Branca- CE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai se chamava José Arianor Martins de Holanda..nasceu no Alto Santo era filho de Mariana Martins de Holanda e Agenor Holanda Dantas

      Excluir
  17. Procuro um parente que se chama Antônio bezerra de Holanda tem mais ou menos 67 anos, o nome do seu pai já falecido era João Evangelista bezerra De Holanda, morava em Campina Grande, Paraíba.
    Instagram: @vanessagomeshx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos ser parentes o nome do meu avô e Antônio faustino de Holanda tds nossos parentes são da Paraíba e sao tds Holanda

      Excluir
    2. Podemos ser parentes, e tenho um tio com esse nome ele ainda mora na paraiba e hoje tem mais de 100 anos e está vivo.

      Excluir
    3. Minha bisavó se chamava Francisca Bezerra de Holanda, filha de João Alexandre de Holanda, não sei de onde era e nem quando nasceu, se casou com Antônio Correia de Freitas e tiveram minha avó que nasceu no Ceará em 1930.

      Excluir
  18. Procuro um parente que se chama Antônio bezerra de Holanda tem mais ou menos 67 anos, o nome do seu pai já falecido era João Evangelista bezerra De Holanda, morava em Campina Grande, Paraíba.
    Instagram: @vanessagomeshx

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é José Alves de Holanda,meu Holanda vem do meu avô Raimundo Alves de Holanda conhecido por Raimundo Joaquim, moro em São José do Belmonte Pernambuco os Holanda da gente e da Paraíba e acredito também que do Ceará

    ResponderExcluir
  20. Pelo que soube existem duas famílias Holanda no Brasil, Holanda com um L só é seguida com o sobrenome Cavalcanti. E a outra é o Hollanda com dois L, que teve uma presença mais forte no Ceará.

    ResponderExcluir
  21. Minha mãe Dalila Seraphim Cavalcanti filha de Arthur de Hollanda Cavalcanti e Maria Coelho Cavalcanti já falecidos, ambos de Maceió-Alagoas (Observ.: Holanda ou Hollanda são iguais tanto qto Cavalcanti ou Cavalcante) são os mesmos, os registros não eram realizados de acordo, as pessoas erravam muito na hora de registrar.

    ResponderExcluir
  22. Sou bisneto de Augustin Rufino de Hollanda , Neto de Maria Zélia de Hollanda , Jaguaruana - Ceará

    ResponderExcluir
  23. Alguém tem conhecimento sobre Paulo de Holanda Cavalcanti?

    ResponderExcluir
  24. Estou a procura de José Vieira de Holanda que foi casado com Miraltina Maria da Conceição ou parentes. Dizem que eram do Ceará São meus pais biológicos mas não os conheço.

    ResponderExcluir
  25. Tenho Holanda e queria saber mas sobre esse sobrenome

    ResponderExcluir
  26. Meu avó paterno é Holanda Lima de Cascavel, Ceará..rsrs

    ResponderExcluir
  27. MEU AVÔ SE CHAMAVA MANOEL DE HOLANDA, NO PIAUÍ REGIÃO DE PICOS, INHUMAS E VALENÇA

    ResponderExcluir
  28. Eu sou Holanda do Rio de Janeiro, neta de Daniel Ferreira de Holanda, que era de Maceió Alagoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih meu tio mra ai com esse sobrenome q é o meu tbm e.e

      Excluir
  29. Olá Pessoal.
    Sou Holanda, minha família por parte de pai é do Ceará. Uma família muito grande. Tenho documentos familiares que datam de 1880.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Holanda do Ceará tbm mas do interior e meu avô nasceu em 1900, de nome Antonio Raimundo de Holanda sei que meu bisavô era Raimundo Domingos de Holanda.

      Excluir
  30. Minha Raiz Holanda veio de Isaías Holanda Cavalcante. Proveniente do Ceará.

    ResponderExcluir
  31. Sou Damiana Holanda. Sou de São pedro de Garanhuns PE meu sobrenome vem da minha vó ja falecida .Domingas de Holanda campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa minha família parte de mãe é de Garanhuns Pernambuco, outra parte de Bonito...acredito que somos parente.

      Excluir
    2. Somos de Bonito PE mãe Maria ericina Holanda pai Otacílio marinho Padilha.(padilhaeuclides@gmail.com)

      Excluir
  32. Sou do RJ também e tenho o sobrenome Holanda. Veio do meu avô que não sei de onde ele veio, não temos mais contato..

    ResponderExcluir
  33. Sou de recife da família Holanda,tem alguém fazendo genealogia ?pode fazer contato 9979_26921

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo minha genealogia dos Holanda mas sou proveniente do interior do Ceará....

      Excluir
    2. Minha vó mora no interior do Ceará. O nome dela é Ana Tilde Holanda Montenegro

      Excluir
    3. tambem sou de recifek meu sobrenome é Isabella de Holanda Cavalcanti

      Excluir
  34. Meu nome e Ricardo , da família Holanda de m Recife,procuro pessoas da família Holanda que façam genealogia ,podem fazer contato , 9979-26921.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo minha família é do Recife,família Holanda por parte da minha avó, Maria Ericina Holanda

      Excluir
  35. Tem algum holanda cavalcante ? Se tiver entre em contato comigo por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome e holanda por parte de meu pai ele e de itapipoca

      Excluir
  36. Minha bisavó era de Quixeramobim, seu nome era Magdala Guilherme Holanda.

    ResponderExcluir
  37. Galera vamos fazer um grupo de pessoas com sobrenome Holanda.

    ResponderExcluir
  38. Sou Holanda de Tianguá Ceará.
    My name is Francisco Gomes Holanda.
    Atualmente moro no estado do Pará.

    ResponderExcluir
  39. Meu avô se chama José Arthur Gomes Holanda. Será que vcs não tem algum grau de parentesco?

    ResponderExcluir
  40. Minha tataravó se chamava Laudelina de Souza Holanda e ela se casou com Caetano Jorge de Souza, da cidade de São João dos Patos/ MA.

    Há alguém aqui que seja um Holanda e do Maranhão? Estou fazendo uma árvore genealógica

    ResponderExcluir
  41. Interessante a genealogia da Família Holanda, faço parte dela (a do Ceará) mas como minha avó veio há um tempo para a Paraíba, não sei até onde posso ter parentes.... Poderia me dar mais informações?

    ResponderExcluir
  42. Minha Penta Avó nasceu em 1770: Inácia Alves de Holanda, Casada com Manoel Antonio de Matos. Batizou em 1808 a minha Tetravó Vicência Ferreira de Matos na Freguesia de Amontada (no documento de batismo aparece com o nome Inácia Alves de OLANDA).
    Agradeceria se alguém tiver alguma informação que me permita prosseguir nesta busca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também busco esta informação, sou descendente dessa linhagem.

      Excluir
  43. busco por informações acerca dos Holanda que chegaram no AM. Tenho informação que muitos trabalharam como agricultores nos seringais no início do século passado. Apesar de não ter o sobrenome, meu avô tinha e toda sua linhagem materna também.

    ResponderExcluir
  44. Minha família é Holanda e meus avós paternos viram do Ceará para São Paulo, quero muito descobrir a árvore genealógica da família.

    ResponderExcluir
  45. Meu nome é Marcos, sou da família Holanda de Picos-PI. Meus avós bisavós vieram do Ceará.

    ResponderExcluir
  46. meu nome é Renata, sou do ceará minha bisavó materna é da família de Holanda como Bezerra, nome da minha bisavó é Ester de Holanda bezerra, veio para Quixadá de Alto Santo, ceará.

    ResponderExcluir
  47. meu nome é Renata, sou do ceará sou bisaneta de Ester de Holanda Bezerra, que veio de Alto Santo para Quixadá ceará.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde, sou da família Holanda do Ceará, ( região guaramiranga, pitombeira, Cascavel, quixadar, pacajus) minha vó de chama Raimundo Holanda se lima( maciel).

    ResponderExcluir
  49. Belgrano escrevemos um livro de Memórias e transcrevi um estudo genealogico do meu avô Manoel de Holanda Cavalcanti - Podemos disponibilizar para quem se interessar - Nazaré da Mata/PE - dez 2022 - 81-998702960

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Gostaria de ter acesso do livro Genealógico de Manoel de Holanda Cavalcanti, aqui Ricardo Lemos Carneiro de Holanda , de Recife.

      Excluir
    2. Se Manoel de Holanda tiver sido casado com Maria de Nazaré e viveram em Guaramiranga - CE (Serra de Baturité), é possível que tenha sido meu bisávô.
      tiveram como filhos : Carlos Victor holanda (meu avô), Vicente Holanda, Maria José Holanda, Zeneida Holanda, Odete Holanda, Ilka Holanda, Antônio Holanda, João victor Holanda, Victor Holanda.

      Excluir
  50. Sou Holanda também, meus parentes são da Paraíba e Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir
  51. Estou montando a árvore do meu esposo, o pai dele descende dos Holanda (Alves de Holanda). Seu trisavô era Julião Alves de Holanda, nascido em Panelas em 1864, casado com Maria Germana de França. Era filho de Francisco Alves de Holanda. Não consegui rastrear mais a partir do Francisco. Se alguem tiver mais informações, segue meu email: kelly.1818@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Meu nome é Mauro Cavalcante dos Santos. Eu sou Descendente de Gertrudes de Hollanda Cavalcante e Francisco Antônio de Hollanda Cavalcante. Quem procura por Felismina, filha deles? Eu sei muitas coisas desta família.

    ResponderExcluir
  53. Minha avó paterna era Venância de Holanda Absolon do Piauí. Alguém por aí?

    ResponderExcluir
  54. Eu também herdei o Holanda da minha família paterna/ pai: José Mendes Holanda. Filho de José de Holanda e Rita Carlos da Mota Ceará (Fortaleza). Se tiver alguém entre em contato: holanda.aline1994@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Sou trineto de Alexandrina de Holanda Cavalcanti (1840-1870?), que viveu em Independência-CE, Crateús-CE e Tauá-CE. Alguém conhece essa família naquela região?

    ResponderExcluir
  56. Sou neto do por parte de mae, do Sr. Mateus Holanda, vindo da europa ao final da primeira guerra mundial, onde conheceu minha avó Cleonice Pereira no municipio de Carius-CE, casando-se com ela. Sr de muito respeito na epoca no municipio, nao vive mais entre nós, porem, tive a oportunidade de conhece-lo e aprender um pouco das experiencias e postura de ser. Ele com postura, educacao, semblante calmo, pele clara de olhos azuis mantinha respeito por onde passava.

    ResponderExcluir